Muitas transformações e iniciativas Lean são bem-sucedidas, mas nem todas são sustentáveis. As empresas ganham prêmios de excelência operacional, mas depois retrocedem. Por que isso acontece?
1. Dependência de atores individuais: a mudança é conduzida apenas por algumas pessoas individualmente. Caso esses indivíduos mudem de área ou empresa, o sistema se desistabiliza.
2. Um departamento de apoio específico é responsável pelo Lean: acredita-se que um time de Lean ou uma área de melhoria continua é responsável pelo sucesso da transformação (“Eles vão fazer isso”). No entanto, a responsabilidade pela transformação Lean depende dos lideres e da adesão de uma cultura que visa a redução dos desperdícios.
3. Lean é considerado um projeto: os projetos têm início e fim. Portanto, Lean não é um projeto, mas uma jornada que nunca termina, sempre haverá melhorias. Nesse contexto, a premiação pode ser uma ferramenta para motivar e engajar as equipes, porém não se pode parar por aí.
4. Lean é uma abordagem bottom- up: os colaboradores devem estar sempre motivados para conduzirem a melhoria contínua diariamente. Porém, é papel da liderança criar as condições necessárias e oferecer suporte as melhorias alinhadas com a estratégia.
5. Lean é uma abordagem apenas para a produção: Lean é uma filosofia de gestão que normalmente inicia na produção, porém deve se expandir para toda a cadeia de valor, englobando áreas produtivas e administrativas para atingir resultados mais abrangentes e sustentáveis.
6. A mudança é apenas superficial: à primeira vista, surge a impressão de que, na empresa, uma nova cultura está sendo vivida. No entanto, uma análise mais detalhada mostra frequentemente que a liderança, a melhoria e a resolução de problemas ainda estão em conformidade com os padrões antigos. O ideal é que a mudança seja incorporada a cultura da empresa, não apenas em aspectos visíveis.
Com o passar dos anos, o que tem ficado cada vez mais claro é: o sucesso da Transformação Lean não pode ser delegado. Isso não pode ser feito sem o envolvimento da alta gerência e sem que exista uma estratégia alinhada a melhoria / Lean. Infelizmente, boa vontade não é suficiente, é necessário ter as competências e as agilidades adequadas para que cada líder possa cumprir seu papel específico.
Clique aqui e conheça nossa Academia com treinamentos voltados à Gestão & Liderança!