Aderir à manufatura digital gera competitividade e reduz os desperdícios. O progresso da tecnologia possibilita que as indústrias sejam mais eficientes, ágeis e confiáveis. Aquelas que conseguem se adaptar ao mercado cada vez mais conectado e com uma grande quantidade de dados a serem analisados, agilizam o atendimento das expectativas dos clientes, o que faz com que as empresas alcancem uma vantagem no mercado.
A indústria 4.0 se refere à quarta revolução industrial, que incorporou tecnologias no cotidiano das empresas, tais como computação na nuvem, Internet das Coisas (IoT), análise de Big Data, robótica, manufatura aditiva (impressão 3D) e inteligência artificial.
O processo de transição para a Industria 4.0 ocorre de forma gradativa e o Lean Manufacturing impulsiona essa transição por ser uma forma de gestão que visa eliminar os desperdícios e aumentar a produtividade. Isto permite que as empresas se organizem internamente e revejam seus índices de produtividade para posteriormente investir em automação.
Somente a utilização de tecnologias não será suficiente para garantir a eficiência da produção e, por isso, o Lean cai como uma luva na Industria 4.0. Antes de automatizar processos, instalar robôs ou sensores, é imprescindível realizar melhorias nos processos e eliminar os desperdícios. Por outro lado, a Industria 4.0 auxilia a jornada Lean, por exemplo, com a utilização da ferramenta Big Data Analytics, que facilita a especificação do que é valor para o cliente, auxiliando a sua empresa a manter-se competitiva no mercado.
A Balluff, por exemplo, que atua no mercado brasileiro de sensores há 35 anos, com foco na automação industrial, vem investindo fortemente em sua própria fábrica, tanto em tecnologia como na implementação do Lean para gerar aumento de eficiência e redução de desperdícios. Segundo a CEO brasileira, Adriana Silva, o lema da empresa é “innovating automation”, ou “automação de inovação”, o que retrata este forte objetivo. “Nós produzimos soluções de alta qualidade em sensoriamento, identificação e rede para todos os setores da automação industrial. Nossos clientes também percebem o comprometimento com as suas necessidades na medida em que atendemos aos seus requisitos, aceitamos os desafios e desenvolvemos tecnologias orientadas para o futuro. A Balluff sabe que, se os seus clientes estiverem bem equipados para o futuro, ela também estará”, finaliza Adriana Silva.