academy

Artigo: Prática Kata para desenvolver mentalidade e pensamento científico de melhoria

December 6, 2016 | News Brazil
Escrito por: Tyson Ortiz e Jeffrey Liker
Tradução: Dário Spinola
O Lean tem evoluído significantemente nos últimos anos, e muitas organizações estão mudando a sua forma de pensar sobre o Lean. Historicamente a iniciativa Lean dentro de uma empresa tem sido a alçada dos especialistas de melhoria que percorrem sobre os principais projetos da empresa tentando corrigir os problemas dos processos. 
Passados mais de duas décadas de iniciativas Lean na indústria de manufatura, os resultados tem sido de alguma forma abaixo do esperado. Normalmente a iniciativa Lean dentro de uma empresa gera ganhos iniciais impressionantes, mas com o tempo as melhorias desaparecem e a organização não ganha vantagem competitiva a longo prazo.
Em contrapartida, na Toyota a estrutura organizacional hierárquica é responsável pela melhoria, com apenas um pequeno número de especialistas viajando para orientar os líderes em todos os níveis.
Toyota Kata parte do seguinte pressuposto e perguntas: Quais são as rotinas de prática que ajudarão gerentes fora do Toyota a desenvolver as habilidades necessárias e a mentalidade (mindset) para levar mudanças fundamentais em suas organizações? O mindset principal é bem capturado no método científico associado frequentemente com o Dr. Edwards Deming — o ciclo Plan-Do-Check-Action (PDCA). Nesse modelo, o plano começa com o entendimento da distância entre “onde nós estamos” e “onde nós queremos estar”, ideias para chegarmos perto da nossa visão são como hipóteses científicas no qual devem ser testadas (Do), e através do Checking verificar o que aconteceu e ter a oportunidade de aprender e definir próximas ações (Action). 
Kata são rotinas que o aprendiz pratica para desenvolver habilidades, geralmente sob a orientação corretiva de um treinador experiente (coach). O conhecido filme Karate Kid contém exemplos famosos: “polir para dentro, polir para fora. Pintar o muro. Lixar o piso”. Sr. Miyagi orientou Daniel-san através da prática dessas rotinas simples a fim de ajudar seu aluno a aprender os movimentos karatê.
O quintal do Sr. Miyagi melhorou drasticamente enquanto Daniel praticava seu kata, mas a melhoria da casa não era o ponto. Fazer do Daniel um pintor especializado em cercas ou um mestre em lavar carros também não era o objetivo. Estes kata eram simplesmente meios para um fim, desenvolvendo no subconsciente de Daniel caminhos neurais e memória muscular que lhe permitisse defender-se melhor.
Da mesma forma, o Kata de Melhoria é uma rotina para praticar um meio para um fim, não uma ferramenta para ser dominado em si mesmo. E embora o aprendiz que pratica o Kata de Melhoria esteja focado em perseguir um objetivo desafiador, alcançar esse objetivo não é realmente o ponto final do kata! É o começo. O progresso em direção ao objetivo é um resultado esperado, mas um coach está presente para modificar a prática conforme necessário em busca da verdadeira finalidade: Ajudar o aprendiz a crescer uma mentalidade científica que lhe permite enfrentar de forma confortável e competente desafios cada vez mais difíceis.
Explicitamente o Toyota Kata coloca o dono do processo no papel de solucionador de problemas de maneira científica e eles reconhecem podem inicialmente não ter a habilidade de serem bem-sucedidos. TK é sobre cultivar as habilidades necessárias e mentalidade através da prática deliberada (intencional).
Em certo sentido, o Toyota Kata inverte abordagens anteriores ao Lean, um campo que contém inúmeros livros, artigos e cursos que descrevem o que o pensamento Lean é ou o que um processo Lean parece ser. Esses recursos implicitamente deixam uma organização implementando Lean para descobrir como alcançar e sustentar esses objetivos, e a história está demonstrando que as culturas organizacionais existentes estão em grande parte em conflito com esses princípios e conceitos. A experiência sugere que a discussão e a educação, as ferramentas e os princípios, são insuficientes para conduzir mudanças sustentáveis. Em vez disso, o Toyota Kata se concentra em como começar a desenvolver a cultura desejada, oferecendo rotinas de práticas específicas para ajudar uma organização a começar deliberadamente a cultivar dentro dos funcionários as habilidades e mentalidade necessárias para sustentar os objetivos tradicionais do Lean – Ou qualquer outro objetivo relacionado ao assunto.
Existe uma rotina bem estabelecida para você desenvolver habilidades de melhoria que ajudam você a alcançar seus próprios objetivos desafiadores: Kata de melhoria.

Stay up to date

Subscribe to our newsletter
Staufen Back To Top Button