*Por Dário Spinola
Como liderar a transformação digital? Minha equipe de liderança está realmente preparada para enfrentar a transformação digital, enquanto ainda luta pelos esforços de melhoria contínua? Como lidar com o medo dos meus funcionários em relação ao processo de digitalização? Qual será o papel dos líderes e funcionários em uma empresa digital? Estes são apenas alguns dos principais questionamentos dos gestores diante deste grande desafio.
A fim de contextualizarmos, antes da primeira revolução industrial, todos os produtos eram confeccionados artesanalmente. Foi nos anos 1700, após a revolução, que as máquinas passaram a ser utilizadas e as pessoas começaram então a se preocupar com a substituição de sua mão de obra. Mas o que mudou na verdade foi o papel das pessoas, que passaram a operar as máquinas, ao invés de criar os produtos manualmente. E então vieram a segunda e a terceira revoluções, que trouxeram ainda mais temor e curiosidade com relação a novas tecnologia. Hoje, na quarta revolução industrial, pouco mudou com relação ao sentimento das pessoas. Porém, na era da digitalização, as máquinas agora estão migrando do automatizado para o autônomo, embaladas pela inteligência artificial, internet das coisas, Big Data. Se as máquinas podem pensar e decidir como os seres humanos, qual será o papel das pessoas a partir de agora?
Muitos processos já estão sendo substituidos pela tecnologia. Porém, algumas atividades são muito melhor executadas pela inteligência humana, como o desenvolvimento de produtos, estratégia de marca, marketing e relacionamento com cliente. Habilidades humanas, tais como criatividade, apelo emocional e ética se tornam hoje cada vez mais raras e valiosas, justamente porque não podem ser substituidas por um robô.
Uma empresa Lean deve entender que o fundamento de sucesso de um negócio são justamente as pessoas. Este era o principal pensamento do criador do pensamento Lean e do Sistema Toyota de Produção, Taichii Ohno. Com as constantes mudanças demandadas pela melhoria contínua, as empresas precisam cada vez mais de uma liderança capaz de lidar verdadeiramente com resistências, identificar onde há desmotivação e ajudar sua equipe a se desenvolver e a se adaptar sempre.
Hoje em dia, para uma transformação digital bem-sucedida, o princípio Lean de respeito pelas pessoas por meio de seu desenvolvimento é tão importante que deve ser levado em consideração, pois cada funcionário, individualmente ou em grupo, terá a oportunidade de entender problemas (relacionados ou não ao digital) e abordar soluções apropriadas para que uma empresa performe melhor, com produtos rentáveis e de melhor qualidade para seus clientes.