A Staufen Táktica reuniu um grupo de profissionais de diferentes áreas industriais para o treinamento Fundamentos do Lean Administration – processos Lean em áreas indiretas, nos dias 26 e 27 de julho, na Martin Engineering, em Campinas (SP).
O treinamento foi realizado dentro da empresa, líder internacional em desenvolvimento, fabricação e fornecimento de inovações para tornar o manuseio de materiais a granel mais limpo, seguro e produtivo durante o período de produção.
O treinamento abordou o desenvolvimento do "potencial indireto" em processos, funções e estações de trabalho para que a empresa alcance o objetivo final da Transformação Lean.
“Faz parte do plano de qualificação da empresa participar deste treinamento. Incrível o conteúdo aplicado e visualizar as ferramentas. Conceitos que já enxergamos na empresa”, disse Thiago Ramos, analista Melhoria Contínua na GROB.
Vicente Coelho, gerente Lean da Schott, lembrou da parceria da empresa com a Staufen Táktica e reforçou a qualidade dos treinamentos. “Agora nossa próxima etapa é o Lean Administration, com um projeto piloto. O curso permite enxergar os ganhos de processo, velocidade, correção de erros e economia de gastos”, contou.
Os participantes conseguiram entender com simulações conceitos para a implantação da administração Lean, que desenvolve otimização do tempo, fluxo de valor, otimização funcional, métodos e conceitos para motivação e melhoria contínua do desempenho.
“O detalhamento sobre as ferramentas ajuda no entendimento”, disse Adabério Diniz, supervisor de Qualidade em Lean, na MWM.
“Faz parte do plano de qualificação da empresa participar deste treinamento. Incrível o conteúdo aplicado e visualizar as ferramentas. Conceitos que já enxergamos na empresa” Thiago Ramos, analista Melhoria Contínua na GROB.
O consultor da Staufen Táktica, Nilton Marchiori, contou que todos puderam presenciar a realidade do Lean Administration. Eles acompanharam duas reuniões de Shop floor Management, uma na área de Engenharia e outra na de Controladoria da Martin. "Foi uma experiência enriquecedora com temas totalmente diferentes, eles puderam observar o potencial das ferramentas administrativas".
“Minhas expectativas foram atendidas. Gostei do formato teoria e prática. As reuniões presenciais que acompanhamos deu para verificar os conceitos aplicados”, Gesiane Mazzochi, analista RH na Marcopolo.
Caio Arroyo, consultor da Staufen Táktica, ficou satisfeito com empenho dos participantes, “A participação e compartilhamento de experiências dos participantes deixou o treinamento muito rico, creio que estes compartilhamentos são tão importantes quanto os conceitos apresentados, o grupo está com a mentalidade Lean e foi muito legal vê-los abrindo as portas para futuras visitas dos outros participantes, houve muita sinergia”. Este foi o primeiro treinamento na Staufen Táktica da analista financeiro da AngloGold, Natália Tolentivo. “Muito bom. Vim conhecer a metodologia e identifiquei potenciais que posso levar para minha equipe. A metodologia é aplicável no dia a dia, com ferramentas importantes, principalmente na questão de tempo”.
“A intenção em participar é ver a estratégia para implementar em outras áreas além da manufatura. Vamos mostrar o modelo para áreas de compras, marketing, qualidade”, Wagner de Souza, diretor Manufatura da AGCO.