*Por Fábio Silva
Perguntamos a executivos de empresas brasileiras sobre os principais desafios de suas organizações no momento atual. O ranking de resposta foi: (1) Aumento de produtividade (94%); (2) Redução de Custos (65%); (3) Melhoria da Qualidade (67%).
No entanto, somente 50% destes executivos se dizem bem preparados para enfrentar este desafio. Nada muito supreendente em um ambiente de negócios que se arrasta há mais de 4 anos: muitas empresas lutam para sobreviver.
O grande problema disso é que como o economia é cíclica, estamos sempre à espera de uma mudança de cenário e, quando ela acontece, as empresas não estão prontas para uma resposta rápida e, enfim, perdemos oportunidades. Mais turnos e mais pessoas significa ocupar a capacidade ociosa em um nivel de produtividade igual ao de 5 anos atrás, ou seja, voltamos ao “mais do mesmo“, sempre no limite entre a sobrevivência e o atraso em relaçao às oportunidades.
Mesmo em crise ou em períodos de restrições, as empresas precisam fortalecer de forma ativa seus processos, pessoas e tecnologias para responder a uma competição sem fronteiras. Em outras palavras, é necessário estar pronto para a retomada que está, cedo ou tarde, por vir. Como se preparar para isso?
Aqui vão alguns passos:
1) Conecte a estratégia à execução;
2) Crie processos de gestão e liderança capazes de fazer o “primeiro combate“ aos problemas na “linha de frente“ da operação;
3) Faça melhorias de processo sistemáticas com impactos relevantes em indicadores de interesse da organização;
4) Inove com produtos aderentes às necessidades e tendencias de mercado, que reduzam o “time-to-market“;
5) Desenvolva uma eficiente rede de fornecedores com produtos de valor, mas com custos competitivos, flexíveis e responsivos às flutuações de demandas;
6) Incorpore tecnologia aos produtos e processos capazes e estáveis, em busca de maior robustez, eficiência e qualidade.
Nós da STAUFEN podemos ajudá-lo nas principais frentes de excelência em processos, pessoas e tecnologias. Um processo de negócios perfeitamente alinhado.
Atendemos a empresa de ponta a ponta, em diversos segmentos de mercado, como Automobilistico, Máquinas e Equipamentos, Aeronáutica, Bancos e Serviços, Alimentício e Farmacêutico, com base em um conjunto de abordagens específicas e adaptadas para cada setor. Empresas como Lenovo, Itaú Unibanco, Alstom, Lavazza, Durr, Thyssenkrupp, Marcopolo, BMW, Continental, Mabe, Bosch, Lufthansa, Macopolo, Banco Moneo, Volvo, entre outras, já fazem parte desta história de sucesso. E você?
* Fábio Ramos Silva é mestre em Engenharia Mecânica e Sistema Produtivo, Partner da STAUFEN.Táktica. Atuou como líder em grandes projetos de transformação e de excelência operacional no Brasil e internacionalmente.