Baseado no artigo publicado por Tyson Ortiz e Jeffrey Liker, “Kata Practice for Scientific-Thinking Skill and Mindset“
Katas são rotinas que o aprendiz pratica para desenvolver habilidades, geralmente sob a orientação de um treinador experiente (coach). O conhecido filme Karate Kid contém exemplos famosos: “polir para dentro, polir para fora. Pintar o muro. Lixar o piso”. Sr. Miyagi orientou Daniel-san através da prática dessas simples rotinas para que ele pudesse ajudar seu aluno a aprender os movimentos do karatê.
O quintal do Sr. Miyagi melhorou drasticamente enquanto Daniel praticava seu kata, mas a melhoria da casa não era o ponto. Fazer de Daniel um pintor especializado em cercas ou um mestre em lavar carros também não era o objetivo. Estes katas eram simplesmente meios para um fim, desenvolvendo no subconsciente de Daniel caminhos neurais e memória muscular que lhe permitissem defender-se melhor.
Da mesma forma, o Kata de Melhoria é uma rotina para praticar um meio para um fim, não uma ferramenta a ser dominada em si mesma. E embora o aprendiz que pratica o Kata de Melhoria esteja focado em perseguir um objetivo desafiador, alcançar esse objetivo não é realmente o ponto final do kata! É o começo. O progresso em direção ao objetivo é um resultado esperado, mas um coach está presente para modificar a prática conforme necessário em busca da verdadeira finalidade: ajudar o aprendiz a estabelecer uma mentalidade científica que lhe permite enfrentar de forma confortável e competente os desafios cada vez mais complexos que se apresentam.
Explicitamente o Toyota Kata coloca o dono do processo no papel de solucionador de problemas de maneira científica e eles reconhecem que inicialmente não têm a habilidade de serem bem-sucedidos. Toyota Kata é sobre cultivar as habilidades necessárias e a mentalidade através da prática deliberada (intencional).
Quer saber mais e quer aprender sobre o Toyota Kata na prática? Entre em contato conosco!