Como desenvolver a mentalidade e o pensamento científico de melhoria com o Toyota Kata – Parte 2
February 15, 2022Conceitos Lean
Baseado no artigo publicado por Tyson Ortiz e Jeffrey Liker, “Kata Practice for Scientific-Thinking Skill and Mindset“
Katas são rotinas que o aprendiz pratica para desenvolver habilidades, geralmente sob a orientação de um treinador experiente (coach). O conhecido filme Karate Kid contém exemplos famosos: “polir para dentro, polir para fora. Pintar o muro. Lixar o piso”. Sr. Miyagi orientou Daniel-san através da prática dessas simples rotinas para que ele pudesse ajudar seu aluno a aprender os movimentos do karatê.
O quintal do Sr. Miyagi melhorou drasticamente enquanto Daniel praticava seu kata, mas a melhoria da casa não era o ponto. Fazer de Daniel um pintor especializado em cercas ou um mestre em lavar carros também não era o objetivo. Estes katas eram simplesmente meios para um fim, desenvolvendo no subconsciente de Daniel caminhos neurais e memória muscular que lhe permitissem defender-se melhor.
Da mesma forma, o Kata de Melhoria é uma rotina para praticar um meio para um fim, não uma ferramenta a ser dominada em si mesma. E embora o aprendiz que pratica o Kata de Melhoria esteja focado em perseguir um objetivo desafiador, alcançar esse objetivo não é realmente o ponto final do kata! É o começo. O progresso em direção ao objetivo é um resultado esperado, mas um coach está presente para modificar a prática conforme necessário em busca da verdadeira finalidade: ajudar o aprendiz a estabelecer uma mentalidade científica que lhe permite enfrentar de forma confortável e competente os desafios cada vez mais complexos que se apresentam.
Explicitamente o Toyota Kata coloca o dono do processo no papel de solucionador de problemas de maneira científica e eles reconhecem que inicialmente não têm a habilidade de serem bem-sucedidos. Toyota Kata é sobre cultivar as habilidades necessárias e a mentalidade através da prática deliberada (intencional).
Há muito tempo atras, li um artigo com um titulo muito interessante. „Less heroes, more farmers“, de James Womack. Entre outras coisas, ele deixava clara a necessidade de um novo perfil de liderança. O perfil “Lider Lean“. Mas o que exatamente quer dizer esse novo perfil? Traduzindo a expressão, sem levar ao pé da letra,…
Baseado no artigo publicado por Tyson Ortiz e Jeffrey Liker, “Kata Practice for Scientific-Thinking Skill and Mindset“ Em certo sentido, o Toyota Kata inverte abordagens anteriores ao Lean, um campo que contém inúmeros livros, artigos e cursos que descrevem o que o pensamento Lean é ou o que um processo Lean parece ser. Esses recursos…
Lean started with Kanban, and Kanban is a trust machine. There are four elements elements to Kanban: a Heijunka board reflecting takt time, the Kanban cards, a shop stock, and component Kanbans. You might have come across the short videos from my colleagues at Lean Sensei Partners. Here is our heijunka board: As we had…
Baseado no artigo publicado por Tyson Ortiz e Jeffrey Liker, “Kata Practice for Scientific-Thinking Skill and Mindset“ Katas são rotinas que o aprendiz pratica para desenvolver habilidades, geralmente sob a orientação de um treinador experiente (coach). O conhecido filme Karate Kid contém exemplos famosos: “polir para dentro, polir para fora. Pintar o muro. Lixar o…
Você se considera uma pessoa inovadora? Por que é tão difícil ter novas ideias? Usamos a nossa mente para pensar e é incrivelmente difícil detectar nossos vícios enquanto pensamos. Aprendi, da forma mais difícil, que isso é algo que não se pode fazer sozinho. Para explorar novas ideias você deve colaborar com os outros e experimentar…
Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de soluções mais robustas e sustentáveis? Saiba que não está sozinho. O sucesso em um processo de Transformação Lean passa, necessariamente, pelo envolvimento da liderança na…
O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor ao seu produto ou serviço. O mapeamento de fluxo de valor, ou value stream mapping, começou a ser conhecido, fora da Toyota, na década de…
significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management
Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.