Há muito tempo atras, li um artigo com um titulo muito interessante. „Less heroes, more farmers“, de James Womack. Entre outras coisas, ele deixava clara a necessidade de um novo perfil de liderança. O perfil “Lider Lean“. Mas o que exatamente quer dizer esse novo perfil? Traduzindo a expressão, sem levar ao pé da letra,…
Baseado no artigo publicado por Tyson Ortiz e Jeffrey Liker, “Kata Practice for Scientific-Thinking Skill and Mindset“ Em certo sentido, o Toyota Kata inverte abordagens anteriores ao Lean, um campo que contém inúmeros livros, artigos e cursos que descrevem o que o pensamento Lean é ou o que um processo Lean parece ser. Esses recursos…
Baseado no artigo publicado por Tyson Ortiz e Jeffrey Liker, “Kata Practice for Scientific-Thinking Skill and Mindset“ Katas são rotinas que o aprendiz pratica para desenvolver habilidades, geralmente sob a orientação de um treinador experiente (coach). O conhecido filme Karate Kid contém exemplos famosos: “polir para dentro, polir para fora. Pintar o muro. Lixar o…
Lean started with Kanban, and Kanban is a trust machine. There are four elements elements to Kanban: a Heijunka board reflecting takt time, the Kanban cards, a shop stock, and component Kanbans. You might have come across the short videos from my colleagues at Lean Sensei Partners. Here is our heijunka board: As we had…
Você se considera uma pessoa inovadora? Por que é tão difícil ter novas ideias? Usamos a nossa mente para pensar e é incrivelmente difícil detectar nossos vícios enquanto pensamos. Aprendi, da forma mais difícil, que isso é algo que não se pode fazer sozinho. Para explorar novas ideias você deve colaborar com os outros e experimentar…
Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de soluções mais robustas e sustentáveis? Saiba que não está sozinho. O sucesso em um processo de Transformação Lean passa, necessariamente, pelo envolvimento da liderança na…
O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor ao seu produto ou serviço. O mapeamento de fluxo de valor, ou value stream mapping, começou a ser conhecido, fora da Toyota, na década de…
significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management
Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.
The world has changed. Today, it is no longer enough to protect your core business, you must also Ignite New Growth using Digital methodologies. Operational Excellence and all the related methods provide an essential foundation, but they are no longer enough to ensure prosperity.
A maioria das pessoas com as quais converso costuma afirmar que gosta do home office ou, ao menos, da possibilidade de usufruir dele em alguns momentos. Eu inclusive. A pandemia e o isolamento social nos levou abruptamente a deslocar nossos postos de trabalho para casa de forma muito rápida e, muitas vezes, muito pouco estruturada. Simplesmente, processos que ocorriam dentro das empresas foram separados e pulverizados dentro de nossas casas. Enquanto não havia outra alternativa, tudo bem: era isso ou nada, vale o esforço. Mas a impressão de que „tudo“ seria muito melhor se feito de forma remota foi rapidamente comprovada como um ledo engano.
O primeiro sinal visivel desta comprovação é o fato de que as reuniões se multiplicaram. O tempo de jornada de trabalho aumentou, a quantidade de repetições e interações desnecessárias se multiplicou e a percepção de nivel de estresse aumentou.
Existem casos em que a produtividade pode ter aumentado? Sim, é claro. Tipos de trabalho que demandam alto grau de concetração, de forma autônoma, com baixa necessidade de interação, podem ter sim sua eficiência aumentada. Porém esses casos são cada vez mais raros no mundo em que vivemos. Quanto mais complexo e interativo o trabalho se coloca, mais a distância atrapalha ao invés de ajudar. Analisar estas frases somente pelo ponto de vista técnico, isto é, excluíndo aqui benefícios pessoais da prática, a conclusão é que processos que já eram pouco eficientes dentro das empresas, ao serem deslocados e pulverizados de forma remota, perderam, sim, muita produtividade.
Emoções e gostos à parte, aqui vão os reais motivos dessa ineficiência:
– Multilocalização: Aquilo que já não funciona bem estando próximo, raramente funcionará melhor à distância.
– Processo desestruturado: É imprecindivel criar processos com fluxo claramente definido, estruturados em sistemas informatizados e monitorados de todo roteiro da transformação da informação. Caso contrário, estaremos lidando um possível caro e arriscado improviso. „Fazer por e-mail“ não é a definitivamente a melhor forma de estruturar processos.
– Medição do desempenho: Sem ferramentas que permitam o monitoramento completo do desempenho dos processos, cria-se uma série de atividades redundantes e desnecessárias para conseguir „extrair“ a real situação atual, seu desempenho e indicadores.
– Gestão à distância: Sem ter visibilidade da operação, a tendência das lideranças é praticar o microgerenciamente, isto é, se aproximar demais a ponto de sobrepor responsabilidades de seus liderados e perder a visão do todo, do que é relevante e prioritário.
É imprescindível, como já falamos, que os processos sejam muito bem desenvolvidos para que funcionem bem de forma remota e que a gestão tenha ferramentas para enxergar a atuação quando necessário.
Só assim se torna possivel e plausível a tão sonhada eficiência. No home office ou onde quer que seja.