Foi pensando na abordagem de “learning company” que a Toyota, já há muitas décadas, adota o modelo de treinamento “on the job”, em que seaprende fazendo. Isso gera uma responsabilidade grande aos líderes como formadores de profissionais e de novos líderes. Ao aplicar a metodologia Lean na empresa, o RH também pode auxiliar na gestão das metas, para que cada equipe saiba claramente o que se espera dela, como será a prática, qual o cronograma de atividades, quais os resultados esperados, quais desperdícios devem ser evitados, e qual a recompensa e reconhecimento ao atingir a meta. Isso colabora na estabilização do ambiente de trabalho e na manutenção de um bom clima organizacional.
Por meio de sistemas que mensurem os resultados das melhorias implementadas em cada departamento, com a finalidade de reconhecer as pessoas, é possível monitorar o aumento daprodutividade de cada colaborador.
Agora que você já viu o que o Lean pode fazer pelo seu departamento de pessoas, que tal darmos juntos o primeiro passo para tornar os seus processos mais eficientes? Pensando em todas as atividades que você desempenha hoje e refletindo sobre o que o seu cliente – interno ou externo – reconhece como valor, quais são os maiores desperdícios na sua rotina?
Vou te dar um exemplo:
Você preenche o mesmo formulário diversas vezes, em diferentes sistemas?
Você precisa buscar informações dos colaboradores da empresa em diferentes locais?
Você precisa checar e validar estas informações diversas vezes?
Se você respondeu sim a qualquer uma das perguntas acima, está na hora de você aplicar o Lean no seu dia a dia.
Que tal conhecer mais sobre o Lean através dos nosso treinamentos? Clique aquie veja todos os nossos treinamentos disponíveis.
Há muito tempo atras, li um artigo com um titulo muito interessante. „Less heroes, more farmers“, de James Womack. Entre outras coisas, ele deixava clara a necessidade de um novo perfil de liderança. O perfil “Lider Lean“. Mas o que exatamente quer dizer esse novo perfil? Traduzindo a expressão, sem levar ao pé da letra,…
Baseado no artigo publicado por Tyson Ortiz e Jeffrey Liker, “Kata Practice for Scientific-Thinking Skill and Mindset“ Em certo sentido, o Toyota Kata inverte abordagens anteriores ao Lean, um campo que contém inúmeros livros, artigos e cursos que descrevem o que o pensamento Lean é ou o que um processo Lean parece ser. Esses recursos…
Baseado no artigo publicado por Tyson Ortiz e Jeffrey Liker, “Kata Practice for Scientific-Thinking Skill and Mindset“ Katas são rotinas que o aprendiz pratica para desenvolver habilidades, geralmente sob a orientação de um treinador experiente (coach). O conhecido filme Karate Kid contém exemplos famosos: “polir para dentro, polir para fora. Pintar o muro. Lixar o…
Lean started with Kanban, and Kanban is a trust machine. There are four elements elements to Kanban: a Heijunka board reflecting takt time, the Kanban cards, a shop stock, and component Kanbans. You might have come across the short videos from my colleagues at Lean Sensei Partners. Here is our heijunka board: As we had…
Você se considera uma pessoa inovadora? Por que é tão difícil ter novas ideias? Usamos a nossa mente para pensar e é incrivelmente difícil detectar nossos vícios enquanto pensamos. Aprendi, da forma mais difícil, que isso é algo que não se pode fazer sozinho. Para explorar novas ideias você deve colaborar com os outros e experimentar…
Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de soluções mais robustas e sustentáveis? Saiba que não está sozinho. O sucesso em um processo de Transformação Lean passa, necessariamente, pelo envolvimento da liderança na…
O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor ao seu produto ou serviço. O mapeamento de fluxo de valor, ou value stream mapping, começou a ser conhecido, fora da Toyota, na década de…
significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management
Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.