Como desenvolver a mentalidade e o pensamento científico de melhoria com o Toyota Kata – Parte 1
February 15, 2022Conceitos Lean
Baseado no artigo publicado por Tyson Ortiz e Jeffrey Liker, “Kata Practice for Scientific-Thinking Skill and Mindset“
O Lean tem evoluído significantemente nos últimos anos e muitas organizações estão mudando a sua forma de pensar sobre o Lean. Historicamente, as iniciativas Lean dentro de uma organização foram por muito tempo restritas à alçada dos especialistas de melhoria que percorrem sobre os principais projetos da empresa tentando corrigir os problemas dos processos.
Passadas quase três décadas de iniciativas Lean em empresas de diversos segmentos, os resultados têm sido ainda de alguma forma abaixo do esperado. Normalmente, a iniciativa Lean dentro de uma empresa gera ganhos iniciais impressionantes, mas com o tempo as melhorias desaparecem e a organização não ganha vantagem competitiva de longo prazo.
Em contrapartida, na Toyota, a estrutura organizacional hierárquica é responsável pela melhoria, com apenas um pequeno número de especialistas viajando para orientar os líderes em todos os níveis.
A metodologia do Toyota Kata parte do seguinte pressuposto:
Quais rotinas podem ajudar gestores a desenvolverem as habilidades necessárias e a mentalidade (mindset) para gerar mudanças fundamentais em suas organizações?
Você já parou pra pensar nisso aí na sua empresa?
O mindset principal é bem capturado no método científico que é associado frequentemente com o Dr. Edwards Deming — o ciclo Plan-Do-Check-Action (PDCA). Nesse modelo, o plano começa com o entendimento da distância entre “onde nós estamos” e “onde nós queremos estar”, com ideias para chegarmos perto da nossa visão como hipóteses científicas que devem ser testadas (Do) e, através do C (Check), é possível verificar o que aconteceu e ter a oportunidade de aprender e de definir as próximas ações (Action).
O que acha de tentar praticar? Onde você quer chegar? Qual sua situação atual? Quais hipóteses podem ser testadas para chegar à solução? Lembre-se de sempre levantar os dados para te apoiar nesta jornada! Mãos à obra.
Há muito tempo atras, li um artigo com um titulo muito interessante. „Less heroes, more farmers“, de James Womack. Entre outras coisas, ele deixava clara a necessidade de um novo perfil de liderança. O perfil “Lider Lean“. Mas o que exatamente quer dizer esse novo perfil? Traduzindo a expressão, sem levar ao pé da letra,…
Baseado no artigo publicado por Tyson Ortiz e Jeffrey Liker, “Kata Practice for Scientific-Thinking Skill and Mindset“ Em certo sentido, o Toyota Kata inverte abordagens anteriores ao Lean, um campo que contém inúmeros livros, artigos e cursos que descrevem o que o pensamento Lean é ou o que um processo Lean parece ser. Esses recursos…
Baseado no artigo publicado por Tyson Ortiz e Jeffrey Liker, “Kata Practice for Scientific-Thinking Skill and Mindset“ Katas são rotinas que o aprendiz pratica para desenvolver habilidades, geralmente sob a orientação de um treinador experiente (coach). O conhecido filme Karate Kid contém exemplos famosos: “polir para dentro, polir para fora. Pintar o muro. Lixar o…
Lean started with Kanban, and Kanban is a trust machine. There are four elements elements to Kanban: a Heijunka board reflecting takt time, the Kanban cards, a shop stock, and component Kanbans. You might have come across the short videos from my colleagues at Lean Sensei Partners. Here is our heijunka board: As we had…
Você se considera uma pessoa inovadora? Por que é tão difícil ter novas ideias? Usamos a nossa mente para pensar e é incrivelmente difícil detectar nossos vícios enquanto pensamos. Aprendi, da forma mais difícil, que isso é algo que não se pode fazer sozinho. Para explorar novas ideias você deve colaborar com os outros e experimentar…
Você sente que os problemas no dia a dia das operações são recorrentes? Você sente que a equipe de liderança está atuando como “bombeiros”, somente “apagando incêndios”? Sente falta de soluções mais robustas e sustentáveis? Saiba que não está sozinho. O sucesso em um processo de Transformação Lean passa, necessariamente, pelo envolvimento da liderança na…
O mapeamento de fluxo de valor (VSM) é uma metodologia para acompanhar e registrar um processo, com o objetivo de separar as etapas que agregam daquelas que não agregam valor ao seu produto ou serviço. O mapeamento de fluxo de valor, ou value stream mapping, começou a ser conhecido, fora da Toyota, na década de…
significa uma melhoria na liderança e organização no caminho para uma empresa Lean. Os métodos e ferramentas empregadas têm o objetivo de melhorar a interação entre gestores e colaboradores, pois estes são os responsáveis por promover a solução de problemas e a melhoria de processos. Visualização transparente, compreensão e gestão tomam um papel importante no Shop Floor Management
Muita gente se engana quando diz que o grande objetivo do Lean é eliminar desperdícios… pode ser uma questão semântica, mas, na verdade o objetivo do Lean é, em primeiro lugar, satisfazer os clientes, e para isto é preciso entender muito bem o que é valor para eles.
The digitalization of industrial SMEs is made possible by linking a wide variety of data sources such as suppliers, production machines, purchasing figures and user feedback. This data conglomerate provides the information basis for making hidden correlations visible.
In the world of work, artificial intelligence (AI) is now regarded as one of the key technologies for increased competitiveness, efficiency, productivity and cost control. However, many companies and authorities are still stuck in old structures and are overwhelmed by the amount of data to be processed and the speed at which the market is changing.
Há um fundamento básico descrito por William Edwards Deming, famoso guru da administração na área da qualidade: “O que não se mede, não se gerencia”. Mas perdemos a lógica dessa história… O que ainda não está claro para nós hoje é: “O que deve realmente ser medido? E como medir tudo isso?”. Construir processos que…